IPA MUNDO

O que é a IPA ?

A International Police Association (IPA) é uma associação independente constituída por membros de diferentes forças policiais, tanto no activo como na aposentação.

É uma organização com estatuto especial consultivo (e votação) no âmbito do Conselho Económico e Social das Nações Unidas e com estatuto consultivo junto do Conselho da Europa, da Organização dos Estados Americanos e das ONGs internacionais com relações operacionais com a UNESCO.

Hoje a IPA está implementada nos 6 continentes com mais de 500.000 membros.

Sem distinção de grau, sexo, raça, cor, língua ou religião, a sua finalidade é criar laços de amizade e promover a cooperação internacional entre os seus membros. Assume os princípios proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adoptada pelas Nações Unidas em 1948.

Os seus ideais incluem o desenvolvimento de relações culturais entre os seus membros, difusão de conhecimentos e o intercâmbio de experiência profissional. Também procura promover a ajuda mútua na esfera social e contribuir, dentro de suas possibilidades, para a coexistência pacífica de diferentes culturas e para a preservação da paz no mundo.

A IPA é a maior organização policial do mundo, foi fundada em 1 de Janeiro de 1950. Desde então, o seu lema em esperanto, “Servo per Amikeco” (Servir pela Amizade) juntou mais pessoas do que jamais imaginou o seu fundador.