Delegação EPP

DELEGAÇÃO EPP

A Delegação IPA-Escola Prática de Polícia, está integrada no Concelho de Torres Novas e envolta numa riqueza histórica, cultural e natural, incalculável
Sobre a sua história escreve-se que :

O concelho de Torres Novas remonta ao princípio da nacionalidade. O castelo foi inicialmente conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois Torres Novas recebido foral em 1190, ano em que foi definitivamente conquistado pelo rei D.Sancho I e do seu fiel ajudante João Manuel Mota. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados “Foros de Torres Novas”, reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Este primeiro foral foi renovado em 1510 pelo rei D.Manuel I [5] .


Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Durante a segunda guerra Fernandina, em 1372, a então vila e seu castelo foram cercados e parcialmente destruídos pelas forças castelhanas. Foi durante estes acontecimentos que ocorreu a história de Gil Pais.


Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: as de 1438, reunidas após a morte do rei Dom Duarte de Portugal, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano.


Sobre a antiguidade de Torres Novas, pode-se dizer que aqui, na gruta da Aroeira, foram encontrados os vestígios humanos mais antigos de Portugal, nomeadamente um crânio de Homo eidelberguensis com 400 000 anos de idade [6]. Existem muitos outros vestígios da presença humana, desde o Paleolítico (como as grutas de Buraca da Moura e da Oliveira ou a Lapa da Bugalheira [7]), passando pelo neolítico até à idade do ferro também estão documentados.


No concelho de Torres Novas existiu forte presença romana, da qual se destacam as ruinas de “Vila Cardilium” (residência senhorial de carácter agrícola) monumento nacional [8]ocupado dos século II a IV d.c.


Freguesias
Desde a reorganização administrativa de 2012/2013,o município de Torres Novas é composto por 10 freguesias sendo elas Assentiz; Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel; Chancelaria; Meia Via; Olaia e Paço; Pedrógão; Santa Maria, Salvador e Santiago; São Pedro, Lapas e Ribeira Branca; Zibreira.


Muito haveria para contar … mas levanto apenas um pouco do Véu, sobre a história da região onde estamos integrados, sobre o nosso Património Natural e histórico deixando ao visitante a liberdade para viajar sobre as nossas riquezas naturais, culturais e arquitetónicas despertando em vós a vontade de conhecer, aprofundar, e mergulhar na nossa maravilhosa herança, ‘A beleza do Concelho de Torres Novas’

A Presidente da Direção da Delegação
Maria Leonor Ribeiro Martins
Sócio nº 1370
Tlm: 937849107

Contactos

Telefone

(+351) 937849107 / (+351) 217 157 206

E-Mail

delegacaoepp@ipa-portugal.pt

Morada

Escola Prática de Polícia-Largo Forças Armadas, 2350-754 Torres Novas

ASSEMBLEIAS GERAIS

Informação Local

EVENTOS LOCAIS

Nenhum evento encontrado!

EVENTOS já realizados

Nenhum evento encontrado!

PROTOCOLOS

Os benefícios dos protocolos só são aplicados com apresentação, pelo titular, do cartão de associado IPA válido e extensíveis a cônjuge ou pessoa a viver em união de fato e filhos.

Para mais informações: (+351) 217 157 206 ou geral@ipa-portugal.pt

Scroll to Top