A Delegação da Horta da IPA, abrange as ilhas do Faial e Pico do grupo central e as ilhas das Flores e Corvo grupo Ocidental do arquipélago dos Açores.
Devido à proximidade existente entre as ilhas do triangulo (Faial, Pico e S. Jorge) faz com que este local se torna um destino único, fascinante e surpreendente no arquipélago açoriano. Sendo possível diariamente atravessar o canal (pessoas e viaturas) de ferry entre as várias ilhas do triangulo, numa operação que se estende ao longo do ano. A frequência das partidas aumenta consoante as épocas do ano. O canal entre a Horta (Faial) e a Madalena (Pico) leva cerca de 30 minutos a fazer-se e é servido por 4 a 6 ligações diárias. Um percurso alternativo permite a navegação entre a Horta e as Velas (São Jorge), com escala em Madalena ou São Roque (Pico).
A delegação da Horta da IPA está sediada na Ilha do Faial. A ilha é constituída por um único concelho, a Horta, e é na sede do conselho que se localiza a sede da Assembleia Legislativa Regional, o Parlamento Regional.
Entre vários pontos de interesse que a Ilha do Faial oferece, uma das paragens obrigatórias na visita, é o vulcão dos Capelinhos, a sua magnífica Caldeira coberta de vários tons de verde, os seus campos de pastagens rodeados de hortênsias azuis e as praias de mar calmo. Merece especial destaque, a cidade da Horta em anfiteatro para as baías, onde se situa a marina mais conhecida internacionalmente por marinheiros de todo o mundo e a vista imponente da montanha do Pico. Na cosmopolita cidade para além dos vários monumentos e edifícios cheios de histórica, poderá visitar entres outras, a casa “Manuel de Arriaga”, o primeiro presidente da República eleito, a ” Casa dos Dabney”, família que viveu no Faial, deixando uma herança cultural, histórica e científica, ainda hoje visível e reconhecida na ilha. Na Ilha poderá desfrutar também de magníficos passeios de barco para a observação de cetáceos e beber um gym na sala de visitas da cidade, o mítico “Peter Café Sport”, ponto de encontro de todos os velejadores que anualmente atravessam o oceano atlântico.
Do outro lado do canal, está a ilha do Pico e a sua majestosa montanha, o ponto mais alto de Portugal com 2.351 m de altitude, que no interior conserva longas e preservadas grutas vulcânicas. Nos seus campos de lava estende-se um reticulado único de muros entre os quais nasce a vinha, que foram considerados paisagem património mundial e onde se produz o famoso vinho verdelho que podemos degustar nas suas adegas. De destacar ainda as vistas para as ilhas de São Jorge e do Faial e a observação de cetáceos. Tudo isto torna esta ilha única no equilíbrio quase perfeito entre a terra agreste e o engenho da sobrevivência que permitiu uma cultura singular.
Do Faial ao Pico é um “salto” a São Jorge. É uma ilha estreita, que tem uma cordilheira ao centro e diversas particularidades como as fajãs – pequenas planícies que se prolongam pelo mar, formadas por abatimentos da falésia e muitas vezes só acessíveis através de trilhos pedestres que atravessam uma natureza encantada.
Caros associados,
É com enorme satisfação que me apresento enquanto novo Presidente da Direção da Delegação da Horta da IPA Portugal, para o quadriénio 2021/2024.
A IPA é um movimento a associativa autónoma constituída por membros de diferentes forças policiais (tanto no ativo como na aposentação), sem distinção de grau, sexo, raça, cor, língua ou religião, a sua finalidade é criar laços de amizade e promover a cooperação entre os seus membros, sob o lema “Servo per Amikeco” (Servir pela Amizade), uma organização policial do mundo, implementada nos 6 continentes com mais de 500.000 membros.
A IPA é um movimento a associativa autónoma constituída por membros de diferentes forças policiais (tanto no ativo como na aposentação), sem distinção de grau, sexo, raça, cor, língua ou religião, a sua finalidade é criar laços de amizade e promover a cooperação entre os seus membros, sob o lema “Servo per Amikeco” (Servir pela Amizade), uma organização policial do mundo, implementada nos 6 continentes com mais de 500.000 membros.
Assumi este desafio com sentido compromisso com sentido de responsabilidade, com a plena consciência das dificuldades inerentes à singularidade desta nossa nobre instituição.
Quero crer que esta separação geográfica entre nós (Faial, Pico e Flores) não seja motivo de desunião, mas sim um elo de união entre todos.
Esta nova equipa, constituída por pessoas motivadas, dedicadas e que, acima de tudo, valorizam esta nossa “casa”, de corpo e alma, dão início a um novo ciclo na vida desta tão ilustre instituição.
São muitos os projetos que temos em mente, numa “casa” adormecida, mas para nós é premente divulgar a imagem da nossa delegação junto de todas as forças e serviços que fazem parte da IPA.
Conseguir um espaço físico onde possamos instalar a nossa sede social, trata-se de um processo exigente o que requer muito trabalho e sobretudo muita persistência, mas tenho a certeza que, com espirito resiliente desta direção vamos conseguir.
Estou seguro que com o vosso contributo e participação todos juntos conseguiremos levar a bom porto a nossa instituição.
Termino agradecendo a todos,
Com os melhores cumprimentos,
Servo per Amikeco”
O Presidente da Delegação da IPA da Horta.
Horta, 16 Fevereiro de 2022
Contactos
Telefone
(+351) 217 157 206
“Chamada para a rede fixa nacional”.
delegacaohorta@ipa-portugal.pt
Morada
Rua—–
Orgãos sociais
ASSEMBLEIAS GERAIS
informação local
A Delegação da Horta, através do Senhor Presidente, Fábio Carvalho, foi recebida pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ferreira.
Enaltecendo-se a cordialidade e sensibilidade demonstradas para com as nossas preocupações, dificuldades e anseios, nomeadamente, encontrar um espaço para instalar a sede da Delegação da Horta.
E à semelhança do que já acontece com outras Delegações, a Delegação da Horta, de hoje em diante passa a ser parceira com o município, fazendo parte das entidades parceiras com o município (eventos de cariz social e cultural)
Servo per Amikeco!
EVENTOS LOCAIS
EVENTOS já realizados
PROTOCOLOS
Os benefícios dos protocolos só são aplicados com apresentação, pelo titular, do cartão de associado IPA válido e extensíveis a cônjuge ou pessoa a viver em união de fato e filhos.
Para mais informações: (+351) 217 157 206 ou geral@ipa-portugal.pt