DELEGAÇÃO DA HORTA

A Delegação da Horta da IPA, abrange as ilhas do Faial e Pico do grupo central e as ilhas das Flores e Corvo grupo Ocidental do arquipélago dos Açores.

Devido à proximidade existente entre as ilhas do triangulo (Faial, Pico e S. Jorge) faz com que este local se torna um destino único, fascinante e surpreendente no arquipélago açoriano. Sendo possível diariamente atravessar o canal (pessoas e viaturas) de ferry entre as várias ilhas do triangulo, numa operação que se estende ao longo do ano. A frequência das partidas aumenta consoante as épocas do ano. O canal entre a Horta (Faial) e a Madalena (Pico) leva cerca de 30 minutos a fazer-se e é servido por 4 a 6 ligações diárias. Um percurso alternativo permite a navegação entre a Horta e as Velas (São Jorge), com escala em Madalena ou São Roque (Pico).

A delegação da Horta da IPA está sediada na Ilha do Faial. A ilha é constituída por um único concelho, a Horta, e é na sede do conselho que se localiza a sede da Assembleia Legislativa Regional, o Parlamento Regional.

Entre vários pontos de interesse que a Ilha do Faial oferece, uma das paragens obrigatórias na visita, é o vulcão dos Capelinhos, a sua magnífica Caldeira coberta de vários tons de verde, os seus campos de pastagens rodeados de hortênsias azuis e as praias de mar calmo. Merece especial destaque, a cidade da Horta em anfiteatro para as baías, onde se situa a marina mais conhecida internacionalmente por marinheiros de todo o mundo e a vista imponente da montanha do Pico. Na cosmopolita cidade para além dos vários monumentos e edifícios cheios de histórica, poderá visitar entres outras, a casa “Manuel de Arriaga”, o primeiro presidente da República eleito, a ” Casa dos Dabney”, família que viveu no Faial, deixando uma herança cultural, histórica e científica, ainda hoje visível e reconhecida na ilha. Na Ilha poderá desfrutar também de magníficos passeios de barco para a observação de cetáceos e beber um gym na sala de visitas da cidade, o mítico “Peter Café Sport”, ponto de encontro de todos os velejadores que anualmente atravessam o oceano atlântico.

Do outro lado do canal, está a ilha do Pico e a sua majestosa montanha, o ponto mais alto de Portugal com 2.351 m de altitude, que no interior conserva longas e preservadas grutas vulcânicas. Nos seus campos de lava estende-se um reticulado único de muros entre os quais nasce a vinha, que foram considerados paisagem património mundial e onde se produz o famoso vinho verdelho que podemos degustar nas suas adegas. De destacar ainda as vistas para as ilhas de São Jorge e do Faial e a observação de cetáceos. Tudo isto torna esta ilha única no equilíbrio quase perfeito entre a terra agreste e o engenho da sobrevivência que permitiu uma cultura singular.
 

Do Faial ao Pico é um “salto” a São Jorge. É uma ilha estreita, que tem uma cordilheira ao centro e diversas particularidades como as fajãs – pequenas planícies que se prolongam pelo mar, formadas por abatimentos da falésia e muitas vezes só acessíveis através de trilhos pedestres que atravessam uma natureza encantada.

Mensagem do presidente

Caros associados,

Caros sócios,

Com o início de um novo mandato, quero agradecer a disponibilidade de todos os que aceitaram o desafio que vos lancei para integrar os órgãos sociais da Delegação da Horta   IPA , para o quadriénio 2025 – 2029.

A atual direção recandidatou-se com uma lista renovada com o propósito de dar continuidade a uma estratégia que começou em março de 2020, de uma necessidade de divulgar, dinamizar, desenvolver, defender, diferenciar, mas sobretudo, descentralizar a IPA na Horta.

O nosso plano de ação, que intitulámos PLANO D, surge na sequência de um mandato anterior, pelas aprendizagens que foram feitas durante esse período.

Assim, será inevitavelmente um quadriénio desafiante para todos. Continuaremos a cumprir com honra e hombridade a missão da IPA,

  • -Na defesa dos interesses e direitos dos seus associados;
  • -Credibilizar a ação da Associação, servindo com total transparência o acesso à informação, com verdade, diálogo, honestidade e união;
  • -Continuar a manter uma organização interna de excelência, pugnando por a melhorar;
  • -Privilegiar uma postura de humanidade, trabalhando em harmonia com todos, para num ambiente agradável e saudável de fraternidade e solidariedade, termos uma Associação viva e dinâmica;
  • -Praticar uma gestão inclusiva e respeitadora das diferenças, garantindo a liberdade, os direitos de opinião e participação a todos;
  • -Continuar a fortalecer laços de amizade entre os vários associados das diferentes forças e serviços de segurança que fazem parte de coletividade;
  • -Continuar a desenvolver eventos socioculturais nas diferentes ilhas do arquipélago dos açores, na área de jurisdição desta associação;
  • -Promover eventos solidários;
  • -Promover a instituição junto da sociedade civil;

Finalmente, é com grande orgulho e satisfação que assumo esse compromisso, em fazer parte da vida desta tão nobre instituição, com estatuto especial de utilidade pública. Por isso, estou convicto de que “juntos seremos mais fortes”.

Um Bem-haja a todos(as)

Servo per Amikeco”

O Presidente da Delegação da IPA da Horta.

Horta, 30 Fevereiro de 2025

Contactos

Telefone

(+351) 217 157 206
“Chamada para a rede fixa nacional”.

E-Mail

delegacaohorta@ipa-portugal.pt

Morada

Rua—–

Orgãos sociais

ASSEMBLEIAS GERAIS

informação local

A Delegação da Horta, através do Senhor Presidente, Fábio Carvalho, foi recebida pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ferreira.

Enaltecendo-se a cordialidade e sensibilidade demonstradas para com as nossas preocupações, dificuldades e anseios, nomeadamente, encontrar um espaço para instalar a sede da Delegação da Horta.

E à semelhança do que já acontece com outras Delegações, a Delegação da Horta, de hoje em diante passa a ser parceira com o município, fazendo parte das entidades parceiras com o município (eventos de cariz social e cultural)

Servo per Amikeco!

EVENTOS LOCAIS

Nenhum evento encontrado!

EVENTOS já realizados

Nenhum evento encontrado!

PROTOCOLOS

Os benefícios dos protocolos só são aplicados com apresentação, pelo titular, do cartão de associado IPA válido e extensíveis a cônjuge ou pessoa a viver em união de fato e filhos.

Para mais informações: (+351) 217 157 206 ou geral@ipa-portugal.pt

Scroll to Top