Delegação de Ponta Delgada

DELEGAÇÃO PONTA DELEGADA

A Delegação de Ponta Delgada da IPA abrange as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, as quais pertencem ao Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores.

A delegação de Ponta Delgada da IPA encontra-se sediada na Ilha do São Miguel a qual é a maior ilha do arquipélago, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima. A área de 744,7 km2 alberga mais de metade da população açoriana: 137 856 habitantes (dados de 2011). São Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância. O ponto mais elevado da ilha, aos 1105 m de altitude, está situado no Pico da Vara, a 37°48’34’’ de latitude norte e 25°12’40’’ de longitude oeste.

É nesta ilha onde estão sediadas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, onde se inserem as lagoas Verde e Azul, formadas, segundo a lenda, das lágrimas derramadas de um pastor e de uma princesa que viviam um amor proibido. Podem deslumbrar-se com a panorâmica do miradouro da Vista do Rei, nome que recorda a presença do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, em 1901.

Ao longo de toda a costa são vários os miradouros existentes, dos quais se destacam os Miradouros das sete cidades, da lagoa do fogo e os da Ponta da Madrugada e da Ponta do Sossego, ambos localizados no concelho do Nordeste, locais de onde se pode desfrutar do nascer do sol.

È na freguesia das Furnas, bem no centro da ilha, que se encontrão localizados os mais belos jardins da Europa e onde se pode desfrutar de uma piscina de água termal e de mais de 2000 espécies de árvores, cuja propriedade faz parte do Hotel Terra Nostra.

É ainda nesta ilha que se pode visitar o Parque da Ribeira dos Caldeirões, que corresponde a um projecto de valorização paisagística e aproveitamento turístico do conjunto de moinhos de água e toda a estrutura de caminhos e levadas aí existentes, procurando a musealização in loco.

São várias as zonas balneares na ilha das quais se destacam a praia do Monte Verde, local onde se realizam os campeonatos do mundial de Surf, a praia dos moinhos reconhecida pelas suas águas límpidas e de ímpar microclima que estão localizadas ambas na zona Norte. A sul temos a praia da vinha da areia em Vila Franca, a Praia de Água D`alto, a do Pópulo Pequena e a das milícias, não esquecendo a praia da vila piscatória com os tradicionais barcos de “Boca Aberta” como é a praia da Ribeira Quente, todas elas localizadas a sul.

Mas nem só de praias se vai a banhos na ilha de São Miguel, também é esta conhecida pelas inúmeras piscinas naturais das quais se destaca as existentes na Ferraria, tratando-se esta de uma zona balnear e termal com nascentes de águas terapêuticas já referenciadas desde o séc. XVI.

A delegação de Ponta Delgada da IPA, engloba ainda a ilha de Santa Maria que se estende por 16,6 quilómetros de comprimento e 9,1 quilómetros de largura máxima, ocupando uma superfície de 97 km2, onde habitam 5 552 pessoas (dados de 2011). Santa Maria integra o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, juntamente com São Miguel, ilha da qual dista 81 quilómetros. O ponto mais elevado da ilha, aos 587 m de altitude, está situado no Pico Alto, a 36°58’59’’ de latitude norte e 25°05’26’’ de longitude oeste.

Esta tem como principais pontos de interesse a Baía de São Lourenço, que apresenta a forma de um anfiteatro, rodeada com vinhas cultivadas em socalcos e com praia e piscinas naturais muito concorridas na época balnear, que disputa as águas com a beleza ímpar da Praia Formosa, tratando-se de uma praia muito popular com areia branca que é incomum nos Açores.

 Em contraste com esta baía é a paisagem do Barreiro da Fonseca, sendo a sua paisagem semidesértica árida e argilosa de cor avermelhada, usualmente conhecida por “deserto vermelho”. É uma área de Paisagem Protegida única nos Açores, com cerca de 8.35 km2, que inclui as Baías do Raposo, do Tagarete e da Cré.

Outra das atracões é a Barreira de Maloás que se trata de uma Formação geológica ímpar localizada na Malbusca, resultante do contacto do mar com uma escoada lávica. É parte integrante de uma queda de água com cerca de 20 m de altura.

Nesta ilha encontra-se a Igreja da nossa senhora dos Anjos, que se trata do primeiro templo destas ilhas. Ali rezou Cristóvão Colombo na viagem de retorno da América. No interior existe um painel de azulejos e um altar tríptico, que terão pertencido a Gonçalo Velho Cabral, povoador da Ilha de Santa Maria. É no entanto a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que foi construída em reconhecimento da padroeira da ilha, trata-se de uma das igrejas mais antigas do arquipélago, tendo sofrido algumas alterações ao longo dos séculos, fruto de pilhagens, incêndios e reconstruções, mas que ainda mantém nos dias de hoje, alguns elementos da estrutura primitiva.

Em ambas as ilhas existem várias empresas de animação turísticas, as quais organizam passeios de barco à volta da ilha que constitui uma experiência inesquecível, revelando as áreas mais inacessíveis, permitindo observar a paisagem, um grande número de aves marinhas e mesmo até golfinhos, baleias tartarugas de entre outras tantas espécies marítimas.

Toda esta exuberância, fazem destas as ilhas de bruma e de beleza ímpar, um destino de férias único e sublime, que podem ser desfrutadas com o apoio da IPA no que tange às diversas parcerias existentes ao nível do alojamento, restauração, aluguer de viaturas e de motos de entre outros tantos serviços que os nossos parceiros prestam. 

Links:

https://www.visitazores.com/pt

PARCEIROS:

http://www.azoresholidays.pt/

https://azoresbeds.com/

Contactos

Telefone

(+351) 217 157 206

E-Mail

delegacaopontadelgada@ipa-portugal.pt

Morada

Rua Velha da Alfândega, n.º 1-Ponta Delgada

corpos sociais regionais

ASSEMBLEIAS GERAIS

informações gerais

JANTAR DE NATAL 2017

A Delegação da IPA de Ponta Delgada, celebrou no dia 09DEZ2017, na Associação Agrícola de São Miguel, o tradicional jantar de Natal da IPA, que juntou os associados, familiares e amigos, num convívio agradável e repleto de companheirismo.

Leia o boletim do evento aqui

PASSEIO DE BTT SOLIDÁRIO JUN2016

A delegação da IPA-Ponta Delgada associou-se ao evento solidário promovido pela Associação de Surdos da Ilha de S. Miguel. Tratou-se de um passeio de BTT solidário, cujo sucesso tem tido bastante adesão da sociedade civil.
#Servo per Amikeco

Leia o boletim do evento aqui

TRILHO IPA CALDEIRAS — SALTO DO CABRITO

A IPA de Ponta Delgada organizou no dia 11 de junho o 2º trilho IPA. Trilho das Caldeiras Ribeira Grande – Salto do Cabrito

#Servo per Amikeco

Leia o boletim do evento aqui

EVENTOS LOCAIS

Nenhum evento encontrado!

EVENTOS já realizados

Nenhum evento encontrado!

PROTOCOLOS

Os benefícios dos protocolos só são aplicados com apresentação, pelo titular, do cartão de associado IPA válido e extensíveis a cônjuge ou pessoa a viver em união de fato e filhos.

Para mais informações: (+351) 217 157 206 ou geral@ipa-portugal.pt

Scroll to Top